quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Lições que ficam

Tenho - deliberadamente - evitado postar no recém nascido, máxime em relação ao resultado da eleição.
O fato é que, após a divulgação do resultado, começaram a surgir, principalmente no sul, comentários nada agradáveis sobre o norte e nordeste, onde a candidata-poste obteve sua maior vitória.
É preciso, no entanto, muita calma nesta hora.
Penso ser necessário perquirir qual a razão da candidatura Serra não ter empolgado a classe pensante destes Estados (notem que preferi "classe pensante" ao invés de citar classes econômicas porque, em verdade, para as camadas menos instruídas, a verdade é que consideram o atual detentor do Poder como um ser acima do bem e do mal).
Entre as pessoas instruídas, repito, a candidatura Serra também não teve o resultado esperado.
De quem é a culpa.
O coturno noturno, recentemente, levantou a lebre de que é muito fácil culpar o responsável pela campanha.
Não se está, aqui, a dizer que o mesmo foi perfeito. Longe disto.
Mas também acho que atribuir ao mesmo toda a culpa é, no mínimo, confortável e cômodo.
O fato é que temos no poder um grupo que, como diz seu mandatário-mor, "nunca-antes-neste-país" conseguiu aprontar tanto, que é até difícil se lembrar de tudo.
Aviões cairam, um, inclusive, por incompetência da ANAC. Planos de Aceleração do Crescimento foram lançados - somente no papel - e, em verdade, se traduziram em meros "Planos de Aceleração da Candidata".
"Nunca-antes-neste-país", o governo tomou tantas medidas de cunho autoritarista, tentando destruir o resto de imprensa livre (não comprada, submissa ou, simplesmente, omissa), apoiou, comprando, movimentos sociais, e se uniu a tiranos e déspotas de toda a parte.
A saúde continuou a mesma lástima - isto na melhor das hipóteses.
E a corrupção, então? Virou endêmica, envolvendo tudo e todos.
Pior: sendo feita às claras por quem, até ontem, tinha todo o apoio da candidata-poste e foi por ela nomeada para seu lugar.
Nada disto, contudo, pegou.
Será que o Norte e o Nordeste são tão cegos assim que simplesmente não assimilam? Ou, na verdade, a candidatura Serra não teve simplesmente CORAGEM de expor os fatos?
Quem viu, em um programa, Serra tentando "colar" sua imagem a de Lulla, sabe a resposta.
Agora, os jornais mostram, novamente, o canto da sereia. E a oposição, mais uma vez, dividida, uns querendo, quase chorando, se unir de imediato ao governo.
Que oposição é esta?
Mais uma vez, as urnas deram um recado claro: há quase QUARENTA E QUATRO MILHÕES DE BRASILEIROS que NÃO votaram em Lula ou sua candidata-poste.
Este é o maior legado da oposição, seu maior tesouro.
Mas, infelizmente, mais uma vez, esta começa muito mal, desprezando este patrimônio.
Se pelo menos a derrota trouxesse lições a serem aprendidas, haveria algo de positivo a celebrar.
Aguardemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário